Máquina virtual por aluno
Nos computadores dos Laboratórios de Ensino do INE estão disponíveis os sistemas operacionais Windows 7 e Linux (Ubuntu), conforme descrito nos itens: “Uso de Linux” e “Uso de Windows“. Os dois casos, não é previsto o armazenamento permanente de dados em dispositivos locais, fato que torna inviável a instalação local de produtos de sofware que requeiram armazenamento persistente de dados, a exemplo de sistemas de banco de dados, de servidor de WWW e etc. Também, há casos de disciplinas que possuem necessidades particulares que não são cobertas pelas configurações desses sistemas operacionais. Uma alternativa para esses casos é utilizar o mecanismo de “containers”, conforme descrito a seguir.
Algumas disciplinas dos cursos de Ciências da Computação (CCO) e Sistemas de Informação (SIN) demandam recursos que são melhor atendidos via Máquina Virtual. Neste sentido, em conjunto com a SETIC definimos uma serviço chamado de “Máquina Virtual por Aluno – Umavipa”. Em realidade trata-se de “LXC containers“. Em função de demanda do professor, é aberta a possibilidade de cada estudante definir um “container” individual no qual o estudante possui de acesso de “root”, ou seja, pode gerenciar a seu gosto o espaço, inclusive instalando novos serviços e recursos.
Para definir um “container” o estudante deve acessar o endereço “https://idufsc.ufsc.br“, autenticar-se e clicar no item “Nuvem” => “Servidores Virtuais”. Em seguida deve clicar em “Criar servidor” e seguir as instruções. Caso a opção não esteja disponível, é necessário que o professor entre em contato com o supervidor do LENS para incluir sua disciplina no rol de disciplinas permitidas.